Notícias
Últimas notícias
Gaivota Saneamento realiza força tarefa para identificar ligações clandestinas de água
Concessionária realizou 151 fiscalizações para identificar ligações clandestinas em Balneário Gaivota. Para incentivar denúncias está disponibilizando descontos na fatura da água.


Um dos maiores problemas enfrentados atualmente pela Gaivota Saneamento, prejudicando o abastecimento de água realizado pela Concessionária, são as ligações clandestinas ou o “gato” como é popularmente conhecido. Este tipo de ligação aumenta o índice de perdas no sistema, prejudicando a pressão e a eficiência do abastecimento para quem paga pelo serviço de distribuição de água tratada. Além de utilizar um material inadequado também pode ocorrer vazamentos invisíveis, gerando desperdício e risco de contaminação da água prejudicando a saúde de todos que consomem a água.

Ao todo foram realizadas 151 fiscalizações em instalações com água cortada, dez by pass foram encontrados furtos de água, e quatro ligações de água cedidas para vizinhos. Entre as fiscalizações também foram encontradas outras irregularidades, como lacre do cavalete violado, e religações por conta do usuário, no qual é passível de multa, conforme a regulamentação vigente.

“Esta é o tipo de atitude que todos saem perdendo, além de ser ilegal, a pessoa que faz este ato, poderá responder criminalmente por furto de acordo com o Art. 155 do Código Penal. Nós estamos realmente numa força tarefa para identificar as residências que possuem ligações clandestinas, ou usuários que cedem água para seus vizinhos, prejudicando todo o abastecimento de água, além de interferir nos dados da Gaivota Saneamento, distorcendo o real consumo de água do município”, avalia o superintendente, Gian Scandolara.

A Concessionária realiza a fiscalização de modo ostensivo nesta temporada, quando a fraude é comprovada o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação, também é lavrado um Boletim de Ocorrência, onde é iniciado um inquérito policial. Toda infração causada com propósito de fornecer água tratada sem micromedição ou distorcer o real consumo também é irregular e ilegal.


A Concessionária faz campanha para conscientizar a população para não cometer este ato na qual prejudica a todos. A intenção é realizar a fiscalização durante todo o ano com a operação Caça Fraude com equipamentos de detecção. Outro método usado nas operações é incentivar as denúncias. A Gaivota Saneamento está disponibilizando para cada denúncia - concretizada como fraude - um desconto na fatura de água como forma de retribuir o estímulo às denúncias.

 As ligações clandestinas podem ser denunciadas anonimamente para a Gaivota Saneamento, tanto no atendimento presencial quanto pelos canais de atendimento da concessionária: 0800 942 5572 (24 horas), pelo WhatsApp 99173-5908 ou pelo formulário no site: www.gaivotasaneamento.com.br


Assessoria de imprensa

Tem interesse em receber nossas notícias
e ficar por dentro de tudo
que acontece em nossa empresa?
Solicite para nossa assesoria de imprensa!
comunicacao@sulconcessoes.com.br
(48) 3053 2565