Notícias
Últimas notícias
Balneário Gaivota tem melhoria histórica no abastecimento de água na temporada
Com a realização de uma série de importantes melhorias no abastecimento de água, Balneário Gaivota teve uma temporada positiva neste verão, período em que há um grande aumento da demanda. O balanço foi feito pela Gaivota Saneamento, que destacou o desafio histórico de evitar o desabastecimento nas festas de fim de ano, vencido graças a uma série de obras e ações que ampliaram a oferta de água tratada e a segurança operacional do sistema, em benefício de moradores e turistas. Em janeiro, o monitoramento pela concessionária mostrou um recorde de 98,63% no Índice de Continuidade do Abastecimento – ICA, comprovando a qualidade no abastecimento de água na alta temporada.
 
As obras de instalação de 1,5 km da nova adutora de água tratada ampliaram o diâmetro nominal de 150mm para 400mm. Com isso, houve uma oferta de mais 80 mil litros por hora para a população, ou seja, um ganho de 30%, bem como mais pressão na rede de abastecimento. O investimento total da concessionária nas obras de adução foi de R$ 1,2 milhão, realizado com recursos próprios.
 
Do Natal até o final de janeiro, um momento crítico, o volume distribuído foi de 111.143m³, equivalente a mais 5% no volume distribuído, em comparação ao mesmo período do ano passado. As pressões registradas no sistema de telemetria da concessionária não foram inferiores a 10m.c.a, atendendo o mínimo exigido.
 
Outro destaque foi o Índice de Perdas de Água Tratada da concessionária em janeiro, que foi de 12%, muito abaixo da média nacional de 40%. Esse fator também proporcionou maior oferta à população e comprovou a eficiência na metodologia da concessionária no combate às perdas de água tratada.
 
Mais dois índices foram fundamentais para a satisfação da população. Com a ampliação da rede de abastecimento em massa no município, iniciada em outubro e ainda em andamento no mês de fevereiro, serão beneficiadas 403 novas residências, com a realização 141 novas ligações de água, trazendo assim mais qualidade de vida para as pessoas. Já o Índice de Satisfação do Usuário quanto aos serviços prestados pela concessionária, alcançou 99,27% em janeiro.
 
“Uma demonstração do resultado positivo desse trabalho foi vista nas festividades de fim de ano sem falta de água, modificando um histórico de problemas no abastecimento nesses períodos de grande aumento da demanda”, comemorou Gian Scandolara, superintendente da Gaivota Saneamento.
 
Para 2023, a Gaivota Saneamento dará continuidade ao assentamento da adutora de abastecimento em mais 5,5 km, iniciará os estudos e projetos para implantação do sistema de esgotamento sanitário, ampliará a capacidade produtiva da ETA e prosseguirá o trabalho de redução de perdas.

Assessoria de imprensa

Tem interesse em receber nossas notícias
e ficar por dentro de tudo
que acontece em nossa empresa?
Solicite para nossa assesoria de imprensa!
comunicacao@sulconcessoes.com.br
(48) 3053 2565